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Erros que devem ser evitados nas Empresas de Contabilidade

empresas de contabilidade erros

Os profissionais que atuam em empresas de contabilidade lidam, diariamente, com dados de clientes variados. Se surgir um erro durante a execução de um processo ou atividade, é necessário que saibam onde e por que ocorreu.
Tendo isto em vista, o presente artigo irá abordar alguns dos erros que podem ser evitados ou corrigidos em um empreendimento contábil.

Empresas de contabilidade: erros

Você sabe quais são os erros comuns que ocorrem nas empresas de contabilidade? Independente de ser o dono ou funcionário da empresa, é importante observar o cenário em que atua, corrigindo ou evitando os seguintes erros:

Erro 1 – Falta de comunicação com os gestores ou a equipe

falta de comunicação prejudica a qualidade das informações que serão direcionadas aos clientes.
O excesso de informações no ambiente de trabalho e a indefinição das responsabilidades de cada um neste local também são fatores prejudiciais ao desenvolvimento de um empreendimento. Uma sugestão para resolver este problema: tenha um organograma e fluxograma bem definido.
Outra dica: para aperfeiçoar o ambiente de trabalho é válido informatizar a comunicação, além de uniformizar e massificar o conhecimento. Isto pode ser feito através da elaboração de manuais, normas, políticas ou códigos de ética, que irão conter os valores e boas práticas do negócio em que atua.

Erro 2 – Falha no relacionamento com o cliente

Existe uma extensa quantidade de processos e atividades no ambiente contábil. Com isso, às vezes não há tempo para investir na comunicação e no relacionamento com o cliente.
Tal situação potencializa o surgimento de fraquezas nos empreendimentos e posteriormente podem se tornar uma ameaça ao seu negócio.
Dicas para evitar isso:
1 – Pesquise sobre Marketing Contábil. Um breve estudo sobre o tema irá te auxiliar com ideias para se relacionar e comunicar melhor com os clientes.
2 – Contrate alguém para elaborar um plano de comunicação ou faça um você mesmo. Para isto, é necessário alguns conhecimentos em marketing ou publicidade.
Atenção: não esqueça de levar em consideração o Código de Ética Profissional do Contador.
plano de comunicação - empresas de contabilidade
Exemplo de etapas e questões que devem ser pensadas durante a elaboração do Plano de Comunicação

Erro 3 – Modelo de negócios incorreto

Você possui um modelo de negócios? Lembre-se de atualizá-lo e defini-lo corretamente. A partir dele poderá ser estabelecido qual é o seu posicionamento no mercado.
Como se posicionar corretamente:
1 – Defina uma missão e visão para o seu negócio;
Missão: como você quer que seu negócio seja reconhecido? Para responder esta pergunta, pense na identidade e  proposta de valor da sua empresa.
Visão: quais os planos futuros para seu empreendimento?
2 – Escolha canais para divulgar os seus serviços e utilize-os;
3 – Analise o posicionamento de outros empreendimentos contábeis na internet e fora dela;
Durante a pesquisa e análise, diversas questões podem ser pensadas: os escritórios contábeis da sua região possuem um site? Quais são os canais de comunicação da maioria das empresas? O que oferecem? Produzem conteúdo segmentado para os clientes? Promovem anúncios no Google?
4 – Crie estratégias para atrair e reter clientes por meio dos canais do seu empreendimento.
Importante: certifique-se de que está tendo um retorno sobre o investimento gasto com este posicionamento.

Erro 4 – Não se atualizar para o mercado

A cada ano surgem novas mudanças na contabilidade, sendo muitas delas voltadas à migração do físico para o digital.
Documentos que antes poderiam ser elaborados e entregues manualmente, hoje são enviados e transmitidos por meio de programas geradores de declaração – como é o exemplo da DCTF.

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